sábado, 7 de fevereiro de 2015

Marina - Carlos Ruiz Zafón



Comecei a ler Carlos Ruiz Zafón pelo romance "Marina". E foi o melhor livro que eu li do autor de sucessos como "A Sombra do Vento" e "O Jogo do Anjo". Na Nota do Autor, ele explica que este quarto romance publicado foi concebido para leitores jovens com a esperança de ter um apelo para gente de todas as idades. O resultado foi um livro simples, mas daqueles que você tem saudade quando fecha a última página.
"Marina" mescla aventura, suspense, ficção fantástica e romance. Relatado em primeira pessoa por Óscar Drai, um menino órfão que desapareceu do internato onde estudava por uma semana, aborda suas aventuras ao conhecer Marina, uma garota misteriosa, que supre sua ânsia por liberdade e amor. Juntos, eles passeiam por lugares inusitados, enfrentam situações surreais e firmam uma amizade eterna.

"Marina me disse um dia que a gente só se lembra do que nunca aconteceu. 
Ainda ia se passar uma eternidade antes que eu pudesse compreender essas palavras"

Quantas vezes, na infância que nos permite fantasiar com liberdade, a gente imaginou coisas que não existiram ou fingimos não ter vivido coisas que não deveriam ter existido? Outro dia li uma explicação psicológica sobre o quanto do que lembramos realmente nos aconteceu quando crianças e o que aconteceu mas a gente apagou da memória. Ficaríamos surpresos se pudéssemos ver um filme do nosso passado como ele realmente aconteceu e a interpretação que damos para nos proteger da dor, sobreviver a ela. O que guardamos naquele lugar escuro e de difícil acesso que é o inconsciente?

"O tempo não nos torna mais sábios, apenas mais covardes"

Ler "Marina" é voltar àquele período mágico entre o fim da infância e o começo da vida adulta, é um confronto com a magia da imaginação que torna a vida mais leve e que precisamos resgatar para sermos plenos. Um delicioso passeio por uma Barcelona gótica, romântica e imersa na densa névoa de um tempo que não volta mais. E talvez nunca tenha havido.

("Marina", Carlos Ruiz Zafón. Suma de Letras)

Nenhum comentário:

Postar um comentário